IF USP ESCOLA

Suporte ao professor de Ciências da Natureza. Aqui você encontra recursos para elaboração de aulas.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

3o ENCONTRO USP ESCOLA

ATENÇÃO:

Na semana seguinte ao Encontro, de 16 a 20 de janeiro, será ministrado um curso satélite para professores de matemática pelo CAEM, no IME-USP. Para maiores informações, acesse www.ime.usp.br/caem

3o ENCONTRO USP-ESCOLA – Inscrições abertas!


O 3º Encontro USP-Escola ocorrerá no período de 09 a 13 de janeiro de 2012 e será voltado preferencialmente a professores em exercício que ministrem aulas nas áreas de ciências, física, química, inglês e matemática do ensino básico, ou que desejem ampliar seus conhecimentos e metodologias de ensino. Os cursos específicos são organizados principalmente com base na Proposta Curricular do Estado de São Paulo.
Para inscrições nos cursos que se realizarão de 9 a 13 de janeiro, acesse: http://web.if.usp.br/extensao/node/45.

Na semana seguinte ao Encontro, de 16 a 20 de janeiro, será ministrado um curso satélite para professores de matemática pelo CAEM, no IME-USP. Para maiores informações, acesse www.ime.usp.br/caem

Como de praxe, serão emitidos certificados com reconhecimento da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria de Estado da Educação em ambos os cursos.


Cursos de atualização para professores do ensino básico em diferentes áreas:

EMENTAS DOS CURSOS:



1) Química - MÓDULO 3 - TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - Profa Silvia Agostinho (IQ)

Aula1 – Estudo da atmosfera
Aula2 – Produção e síntese da amônia. Reações reversíveis e equilíbrios químicos.
Aula3 – Cinética das transformações químicas.
Aula4 – Equilíbrios do tipo ácido-base. Escala de pH.
Aula5 – Equilíbrios químicos.
Aula6 – água do mar:composição aproveitamento e preservação.
Aula7 – Química Orgânica no dia-a-dia, em processos industriais e biológicos.
Aula8 – Química Orgânica: outras aplicações. Fármacos. Desequilíbrios ambientais.
Aula9 – Diminuição da poluição no planeta. Lixo e reciclagem.
Aula10 – Energia nuclear: diferentes aplicações.
-----------------------------------------------------------------------


2) Química - CONTEXTUALIZANDO A QUÍMICA EM SALA DE AULA - Profa Maria Eunice Marcondes Machado (IQ)

Formação dos alunos e as necessidades atuais da sociedade;
1 a química na formação para a cidadania - o tratamento de temas atuais relacionados à química no ensino médio;
2 as abordagens contextualizadas no ensino de química
3 exemplos e experiências de ensino
------------------------------------------------------------------------------

3) Física - IIIENC-física - A Inserção da Física Moderna no Ensino Médio através do Estudo dos Aceleradores de Partículas - Prof. Ivã Gurgel, Marcelo Munhoz e Graciela Watanabe (IFUSP)


Este curso tem como intuito discutir conceitos de física nuclear e de partículas através do acelerador de partículas Pelletron. Neste contexto, serão abordados três grandes temas a serem estudados no curso. O primeiro tema refere-se aos aspectos sociais e políticos dos aceleradores de partículas e suas descobertas sobre elementos sub-atômicos. Na segunda etapa serão abordados as questões técnicas envolvidas no processo de aceleração de feixes de íons e suas relações com conteúdos abordados em sala de aula. A última temática se propõe a discutir como levar essas discussões para sala de aula através da Nova Proposta do Estado.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


4) Fisica - OFICINAS EXPERIMENTAIS PARA CAPACITAR O PROFESSOR A PROJETAR / CONSTRUIR / UTILIZAR EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO BÁSICO - Prof. Fuad Saad e Claudio Furukawa (IFUSP)


As oficinas experimentais pretendem capacitar os docentes a construir / utilizar experimentos simples de Física para subsidiar e contextualizar o Ensino de Física e de Ciências.
As oficinas experimentais abrangerão experimentos de:
· Mecânica
· Pressão e densidade
· Calor
· Ótica
· Eletricidade e Eletromagnetismo
---------------------------------------------------

5) Inglês (somente para professores dessa matéria) - Promovendo a escrita em inglês por meio da mídia eletrônica - Profa Marilia Mendes Ferreira (FFLCH)



Objetivos:
1) Promover a escrita em inglês na escola pública através dos recursos da colaboração a distância com escolas públicas de outros países.
2) Despertar o interesse dos alunos e professores para a importância da escrita de modo geral e a viabilidade de seu ensino no contexto da escola pública
3) Motivar os professores para o ensino do inglês na escola pública
Programa:
- A escrita e as outras habilidades no ensino de inglês
- O ensino de escrita em língua estrangeira – um breve histórico
- Escrita e colaboração à distância
- Alguns pressupostos da pedagogia baseada na teoria da atividade
- Desenvolvimento de atividades em contexto de parceria a distância
- Avaliação da produção escrita

------------------------------

6) Diversos - REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DO OLHAR - Patricia Moran (ECA)


Objetivo
Produzir uma mudança na maneira como os professores assistem aos filmes. Levá­-los a perceber a produção de cinema em vídeo em suas diferenças e pontos de aproximação. Mostrar aos alunos através de exercícios práticos como se produz para o audiovisual com tecnologia simples. Discriminar os profissionais envolvidos na produção audiovisual definindo suas funções para a realização do trabalho.

Programa
40 horas
O curso faz um panorama dos aspectos históricos e técnicos do audiovisual, bem como suas propostas expressivas, visando à formação do olhar tecnicamente qualificado através dos exercícios práticos. Em paralelo os alunos terão contato com as etapas de realização audiovisual.
1- Etapas da Produção: Roteiro, Filmagem e Finalização.
2- Introdução ao Roteiro.
3 - Representação do Espaço Tridimensional na Imagem em Movimento.
4- Captação de Som.
5- O papel do Diretor: da escolha do tema ao seu desenvolvimento.
6- Decupagem.
--------------------------------------------------------------------------------------

7) Física - FÍSICA E MEIO AMBIENTE (A CONFIRMAR) - Prof. Américo Kerr (IFUSP)
HISTÓRIA DOS SISTEMAS ENERGÉTICOS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS


Desde a pré-história a humanidade tem utilizado diferentes sistemas energéticos que ampliam a capacidade humana de trabalho e de realização de tarefas mais complexas. Houve diferenças e similaridades nas opções adotadas segundo os povos, ou conforme a região do mundo. Representaram sempre impactos ambientais significativos e que, direta ou indiretamente, terminam interferindo sobre a qualidade de vida dos seres humanos. O curso se propõe a discutir brevemente o conceito físico de energia e como se conserva em suas múltiplas formas de expressão. A partir daí deverá discutir os sistemas energéticos adotados pelos povos ao longo da história e sua inter-relação com as estruturas sociais e de poder dominantes. Destaque especial será dado à discussão do sistema energético predominante hoje, baseado majoritariamente na queima de combustíveis fósseis. Ele tem produzido impactos ambientais profundos, particularmente sobre a saúde humana. Em combinação com a enorme expansão da população humana e em função de um modelo econômico consumista, delineia-se também a possibilidade de estar associado a mudanças climáticas em dimensões globais. O estudo destas e de outras questões ambientais tem amplo caráter interdisciplinar, ao mesmo tempo em que são indissociáveis de uma discussão mais abrangente sobre cidadania e da necessidade urgente de construirmos uma sociedade justa, cooperativa, solidária e que se organize de modo sustentável. Os saberes científicos envolvidos na análise e discussão dessas questões representam instrumentos importantes para a ação cidadã, ao mesmo tempo em que conhecê-los pode aguçar a curiosidade e a dedicação ao estudo e à pesquisa, elementos importantes ao desenvolvimento humano.
Conteúdo

4.a) Conceito físico de Energia e a Conservação da Energia.
4.b) Sistemas energéticos, Estados e modelos sociais experimentados por diferentes povos.
4.c) A combustão e seus impactos na saúde e no meio ambiente.
4.d) Uso de combustíveis fósseis, impactos na saúde e no clima.
4.e) Sistemas energéticos e alternativas econômico-sociais sustentáveis.
---------------

8) Ensino de Física - Libras e o ensino de Física na perspectiva inclusiva para a pessoa surda - Profs. Jucivagno Cambuhy e Marcia Silva


· Os conceitos de inclusão e Exclusão.
· Legislação.
· Modelos de Educação para Surdos.
· Declaração de dois surdos formados no ensino superior e as barreiras educacionais enfrentadas pelos mesmos.
· Libras é o segundo idioma oficial do Brasil.
· Libras e Sinais básicos para a comunicação com surdos.
· A Importância da Experimentação no ensino para surdos.
· As metodologias de ensino de Física para surdos.
· Metodologias de Avaliação para surdos.
· Vocabulário em Libras na área de física no ambiente escolar.


9) ASTRONOMIA - EXPERIMENTAÇÃO, DEBATES E CONSTRUÇÃO DE MODELOS - Grupo Sputinik


Desenvolver atividades que auxilie os docentes no ensino de astronomia, discutindo práticas, métodos e conteúdos. Construção de modelos, proposição de debates, observação do céu real e virtual ( inclui visita ao observatório Abraão de Moraes - USP - Valinhos)



10) Ciências - EXPERIMENTO E CONCEITO NOS CADERNOS DO ESTADO - Profa. Vera Henriques (IF)
Ementa a ser enviada.


Para inscrições, acesse: http://web.if.usp.br/extensao/node/45.


Instituto de Física - Universidade de São Paulo

Rua do Matão Travessa R Nr.187 CEP 05508-090 Cidade Universitária, São Paulo - Brasil

Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Telefone:(55)(11)3091-6681

Email: ccultext@if.usp.br
--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas sugestões