IF USP ESCOLA

Suporte ao professor de Ciências da Natureza. Aqui você encontra recursos para elaboração de aulas.

sábado, 25 de setembro de 2010

reuniao do gt 25 de setembro

Estivemos juntos para planejar um curso elaborado em conjunto por professores da escola e professores da USP. Nossa proposta de trabalho: preparar material com conteúdo conceitual e explicações simples da física contemporânea, e experimentos simples que despertem o interesse e a capacidade de pensar dos alunos. Vamos focar, neste primeiro curso, o conteúdo de primeiro ano, para desenvolver o novo trabalho com alunos que iniciam seu contato com a física.
Tarefa para o próximo encontro:
- selecionar os conteúdos que considera essenciais para o aprendizado da mecânica, uma vez que não é necessário abordar TUDO, mas sim ensinar a pensar, o que demanda tempo. Melhor ensinar em profundidade os aspectos essenciais, do que "cobrir" toda a matéria
- propor os assuntos em que os experimentos são essenciais para a compreensão da teoria.

Nosso objetivo maior: romper a solidão do professor e criar cursos em que acreditamos e que poderemos, cada um de nós, ESPALHAR !
Vera Henriques - Instituto de Física da USP

4 comentários:

  1. Olá pessoal do grupo IFUSP ESCOLA, tivemos uma reunião muito proveitosa hoje,tenho certeza que avançaremos muito daqui por diante na nossa proposta de desenvolver as atividades metodológicas e práticas que poderão servir de apoio aos docentes de Física da Rede Pública frente ao currículo da SEE/SP.Bom trabalho para todos e até o próximo encontro em 23/10 as 14h.
    Prof. Márcio Alves - EE Profª Luiza Hidaka - Suzano - SP

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Estou enviando a todos que participaram do 1o e 2o encontro um relato da reunião, com as propostas de trabalho.
    Vera

    ResponderExcluir
  4. Vamos ampliar nossos conhecimento, e estabelecer um ligação única e extensa entre os que acreditam realmente na importancia de lecionar. Não estarei presente dia 23, mas enviarei por email minhas ideias!

    Um abraço a todos
    Ps: vou ficar louca com mecânica rs

    ResponderExcluir

Deixe suas sugestões